segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Evento TI no Vale 2012

No último sábado (15/12), participei do evento "TI no Vale 2012" a pedido de meu amigo William Antônio (jesuíno), organizado por ele e mais alguns integrantes do JUG Vale, localizado na cidade de São José dos Campos. Fiquei honrado por novamente voltar a esta cidade que tanto admiro por ter um grupo de programadores fanáticos (assim como o William) e também por esta região ter institutos de pesquisa de peso (como o ITA e o INPE). A última vez que fui para lá foi para um evento do próprio JUG Vale.
Logo do evento
O eventou contou com quatro trilhas (no mesmo formato de eventos como o TDC (The Developers Conference): Games, Mente Aberta, Nuvem de Elétrons e Programação. O próprio site foi algo interessante (e também parte do assunto relevante a este blog), pois eles contruíram o site do evento utilizando Openshift como uma solução de PaaS e também de hospedagem. Para quem quiser conferir, o site é http://site-tinovale.rhcloud.com.
Eu participei da trilha Programação, onde apresentei a palestra "Sua aplicação nas nuvens com Openshift". O objetivo da palestra tratou de falar sobre como Cloud Computing tem impulsionado muitas startups a criarem suas idéias e lançarem ao mercado em tempo recorde com baixo custo e como grandes empresas puderam economizar com TI simplesmente diminuindo a ociosidade de seu parque de servidores. Por fim, apresentei quatro demos interessantes: Uma aplicação Magento (um framework de e-commerce escrito em PHP) rodando na nuvem, uma (simples) aplicação em Python com Django, demonstrei uma breve instrodução ao projeto Capedwarf, que permite a migração de aplicações Google App Engine para ambientes JavaEE/JBoss e Openshift sem mexer em uma linha de código(farei um post sobre isso nas próximas semanas), e um exemplo prático de como migrar e por fim demonstrei como é possível criar um ambiente DevOps com Openshift e Jenkins (claro que só isso não é o suficiente, mas é um bom ponto de partida para isso).
Minha intenção com as demos foi simplesmente mostrar que Startups hoje viraram moda, mas nem sempre sinônimo de startup é rentabilidade a curto prazo. Porém é possível encurtar essa trilha se sua solução/idéia precisa de uma hospedagem à Internet e que também permita criar um ambiente de Middleware à sua escolha, sem ter que te travar por conta de suportar apenas uma ou outra tecnologia. Além disso, é possível também usar soluções já prontas no mercado (como o Magento ou sua própria aplicação em GAE) sem ter que reinventar a roda ou reescrever código. Espero que o pessoal do evento tenha gostado, pois eu gostei e sempre gosto muito de apresentar por lá.
Gostaria de novamente agradecer ao William e ao pessoal do JUG Vale que sempre me recebem muito bem quando eu vou aos eventos e também ao Professor Renzo da FATEC e Diretor de Tecnologia da QMagico (uma espécie de Khan Academy brazuca) por compartilhar seus conhecimentos e experiências com o Google App Engine. Segue abaixo meus slides apresentados no evento, e como ainda não recebi as fotos do evento ficarei devendo nesse momento. Assim que tiver as fotos eu posto aqui.

Um comentário:

  1. This blog is having the general information. Got a creative work and this is very different one.We have to develop our creativity mind.This blog helps for this. Thank you for this blog. This is very interesting and useful.

    aws downtime

    ResponderExcluir