segunda-feira, 17 de junho de 2013

Novidades do OpenShift Online

Nesta semana está sendo realizado em Boston o Red Hat Summit, o maior evento que a Red Hat promove sobre suas tecnologias e sobre Open Source. Como em qualquer evento que uma grande empresa promove, sempre há lançamentos na véspera ou no período em que o evento ocorre, portanto eu quero apresentar algumas das novidades que foram apresentadas até agora para o OpenShift.

Downloadable Cartridges e outras tecnologias disponíveis

Uma das maiores funcionalidades para mim é a liberdade de utilizar linguagens e tecnologias no OpenShift. Java, Python, Perl, PHP e outras linguagens podem ser utilizadas e ainda por cima pode-se utilizar o famoso cartridge faça-você-mesmo(DIY, ou Do-It-Yourself). Além de linguagens, há também as tecnologias de backend (MySQL, PostgreSQL e MongoDB) e Jenkins.
Na nova versão do OpenShift (atualizado recentemente), você tem agora mais liberdade de escolha porém sobre qualquer tecnologia e linguagem. Isso se deve ao novo conceito chamado de Downloadable Cartridges, onde você pode apontar para o repositório git desse cartridge e o OpenShift irá baixar o código, preparar o ambiente e já apresentar um Hello World clássico daquela linguagem.

Uma aplicação Ceylon de exemplo rodando no OpenShift
Abaixo uma listagem das novas linguagens/tecnologias disponíveis:

API de criação de cartridges simplificada

Antes era possível ter acesso a API de criação de cartridges para assim a comunidade poder adicionar suas próprias tecnologias, porém infelizmente só era possível utilizar quem utilizava a versão da comunidade (OpenShfit Origin, falarei sobre ele em outro post). Além disso, a API era muito complexa e levava muito tempo para poder adicionar novas tecnologias.
Recentemente, a equipe do OpenShift lançou a segunda versão da API que facilitou bastante a criação de cartridges para o OpenShift, e também pode ser utilizado com o OpenShift Online com a nova funcionalidade de Downlodable Cartridges (ver seção anterior)
Você pode conferir mais informações no blog do OpenShift sobre como criar um cartridge no OpenShift:

https://www.openshift.com/blogs/introducing-the-openshift-cartridge-api-version-2

Caso alguém queira fazer um projeto de cartridge, tenho algumas sugestões e iniciei o desenvolvimento deles. A quem interessar, me mandem mensagens que eu passo maiores informações.

Silver Plan

We are open for business! Agora o OpenShift Online possui um plano pago para quem quiser ter um apoio do suporte da Red Hat e dispor de mais gears (unidade do OpenShift que limita memória e storage) para suas aplicações. A versão gratuita ainda está disponível e todos aqueles que ainda não possuem ainda podem criar suas contas gratuitas, ou ainda fazer um upgrade. Startups podem criar uma conta gratuita, avaliar a ferramenta e o ambiente e quando quiserem (ou perceberem que já precisam de mais recursos) podem fazer o upgrade.
Para quem quiser saber mais sobre o Silver Plan, pode verificar na página do OpenShift:

https://www.openshift.com/products/pricing

Infelizmente, o Silver Plan é restrito a EUA/Canadá mas fiquem atento às novidades. A equipe de desenvolvimento já está trabalhando para um plano no Brasil. \o/

Templates para criação do ambiente OpenShift Origin em Openstack

Para quem conhece o OpenShift sabe que ele é uma solução conhecida como PaaS (Platform-as-a-Service), mas há soluções Open Source no mercado que permite criar um IaaS (Infrastructure-as-a-Service) e assim criar um ambiente local de OpenShift dentro dele.
Uma dessas soluções é o Openstack, que é uma comunidade com um monte de empresas com o propósito de criar uma solução para IaaS. E para quem quiser instalar o OpenShift Origin (versão do OpenShift Online da comunidade), pode utilizar os scripts automatizados para provisionamento do ambiente OpenShift de forma automatizada. Você pode conferir em:

https://github.com/openstack/heat-templates/tree/master/openshift-origin

Bom, por hora são essas as novidades. Eu particularmente achei muit boa as novidades, principalmente os Downloadable Cartridges. E vocês, o que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário