domingo, 15 de junho de 2014

Crie seu próprio site de e-commerce nas nuvens com o Openshift

Um dos grandes e mais importantes setores do mercado da Internet com certeza são os chamados e-commerce. Com certeza, quando se fala em varejo online, fala-se em Submarino, Americanas, Magazine Luiza, etc. Um dos sites de e-commerce mais importantes dessa linha com certeza é a Amazon.
Além da Amazon ser a maior varejista online do mundo, ela é um perfeito estudo de caso de utilização de Cloud Computing. Neste post, eu irei mostrar que voce também pode ter uma loja online utilizando OpenShift e um framework feito em PHP chamado Magento.

O que é o Magento?

Magento é um framework de e-commerce feito em PHP e com diversas funcionalidades para criação, design e gerenciamento de uma loja online, vem como diversos dashboards para acompanhamento das vendas e também o controle de estoque.
Uma das coisas que fazem do Magento uma grande plataform de e-commerce é a possibilidade de desenvolver e instalar diversos plugins que permitem a integração com sistemas de pagamento online (como PayPal), bem como monitoramento de campanhas de marketing com o Google AdWords e Google AdSense. Sem dúvidas é a melhor plataforma de e-commerce que há no mercado e além de tudo é Open Source, que permite que você possa alterar o código para suas necessidades.
Um problema que eu vejo em relação ao Magento é a complexidade de instalação da plataforma e isso traz um fator complicado para utilização da ferramenta. O OpenShift permitiu que o Magento fosse provisionado de forma simples e com todo o aparato necessário para iniciar sua loja online sem muito conhecimento da plataforma. Na próxima seção eu irei mostrar como criar uma aplicação Magento.

Criando sua loja online no OpenShift

Para criar sua loja online no OpenShift, basta criar uma nova aplicação instantânea dentro da interface de gerenciamento web do OpenShift. Nota do autor: Aplicações instantâneas (ou Instant Apps) são aplicações dentro do OpenShift que podem ser criadas sem a necessidade de pegar o código de outro repositório ou configurações adicionais. Com ele, é possível provisionar diversas aplicações como blogs, ferramentas de produtividade e muito mais.
Sem mais delongas, vamos criar a aplicação. Na tela de criação da aplicação, use o campo de busca para encontrar a aplicação Magento como mostra a figura abaixo:

Tela de criação da aplicação

Assim que selecionada a aplicação Magento, você seguira para a tela de informações da aplicação, como a URL da aplicação:

Definindo os parâmetros básicos da aplicação - 1
Definindo os parâmetros básicos da aplicação -2
Após clicar em "Create Application", em alguns minutos a aplicação já estará pronta para uso e você terá sua loja online funcionando! Acesse a aplicação pela URL definida anteriormente e você verá a loja com um visual pré-pronto:

Loja online provisionada no OpenShift

E pronto! você já tem uma loja online. Agora, bastaque você faça a administração da sua loja e faça as devidas configurações de moeda, idioma e outras coisas mais. Mas pera lá: se eu já tenho a loja e posso acessar como cliente, como eu posso agora acessar a interface de administração?
Para acessar a interface de administração, basta que você adicione /admin na URL da sua aplicação e você poderá acessar a interface de administração conforme abaixo:

Tela de login da interface de Administração do Magento
Agora, basta que você acesse a aplicação utilizando o usuário admin e a senha OpenShiftAdmin123. E pronto! Você terá acesso à interface de administração do Magento, conforme mostra a figura abaixo:

Tela de administração do Magento
Para obter mais informações sobre o Magento, dê uma olhada na documentação sobre como gerenciar a ferramenta e também tem algumas dicas de como criar uma loja online de sucesso. 

Informações adicionais

O Magento como uma aplicação instantânea foi desenvolvido como um quickstart e é Open Source também. Caso você queira contribuir com funcionalidades adicionais ou aperfeiçoando a aplicação para rodar no OpenShift é possível baixar o repositório e contribuir.

Conclusão

Não há dúvidas de que o varejo online é um mercado bem atrativo, pois sempre há espaço para novas lojas com preços cada vez mais competitivos no mercado. Uma das coisas que poderiam ser o impeditivo para uma nova loja online não ter sucesso é o custo de se manter a hospedagem e gerenciamento da loja na Internet. Com esse post, espero poder contribuir para que esse impeditivo deixe de existir, tornando cada vez mais fácil gerenciar sua loja online e também iniciar seu negócio online em pouco tempo. Por ora é isso, até o próximo post!

2 comentários:

  1. Here i had read the content you had posted. It is much interesting so please keep update like this.

    Advantages of server virtualization

    ResponderExcluir
  2. well in my opinion your definition of cloud computing is perfect and a normal person who is not related to IT field can easily understand what cloud computing realy is.

    hyper converged systems

    ResponderExcluir