domingo, 25 de maio de 2014

OpenShift Origin Index: O catálogo de serviços para o OpenShift

Com tantas possibilidades de serviços para utilizar no OpenShift, ficamos até perdidos em saber qual está disponível ou não. Google nem sempre é nosso amigo quando se trata de quickstarts e cartuchos para o OpenShift, então é importante procurar em um ponto central para também ter uma sensação de que o quickstart/cartucho que estamos utilizando é até confiável e não incompleto. Com base nisso, a equipe do OpenShift criou o OpenShift Origin Index. Falarei sobre ele nas próximas seções.

O que é o OpenShift Origin Index?

O OpenShift Origin Index é uma aplicação criada pelo time de OpenShift afim de centralizar todos os quickstart e cartuchos da comunidade em uma página, onde os desenvolvedores que querem divulgar seu trabalho adicioná-los no site e os que estão interessados en utilizar poder buscar e fazer o deploy  diretamente no Openshift.

Basicamente, o OpenShift Origin Index é um Google para o OpenShift Origin porém com a diferença de que ao lado do Quickstart/ Cartucho há um botão de deploy, que irá lhe redirecionar diretamente para a página de criação da aplicação OpenShift e com isso

Tela do OpenShift Origin Index
 A interface é bem simples, porém está em constante desenvolvimento pela equipe e com certeza veremos uma evolução cada vez maior dele.

Como Acessar?

O OpenShift Origin Index está disponivel na URL http://origin.ly/ e você pode tanto publicar seu quickstarts/ cartuchos quanto usar os que estão disponíveis no catálogo.
Para quem quer visualizar ou usar os serviços não é necessário login, porém para divulgar você precisa fazer o login com a sua conta do GitHub. Para isso, clique em Sign In e você será redirecionado para a página do GitHub onde irá pedir sua autorização para que a aplicação possa acessar seus repositórios e sua conta.

Adicionando um quickstart/cartucho



Posso usar o OpenShift Origin Index em meu próprio ambiente OpenShift Origin?

O código do OpenShift Origin Index é aberto (assim como o código do OpenShift Origin) e você pode encontrar o código em
https://github.com/openshift/oo-index. A aplicação foi feita em Python utilizando Flask e Bootstrap.
Para utilizá-lo em seu próprio ambiente OpenShift Origin, basta seguir as instruções na página do GitHub do OpenShift Index e fazer o deploy em seu próprio ambiente. Não se preocupe com dados, pois no momento seu repositório de dados é um arquivo .json que armazena todos os quickstarts.

Conclusão

Não há como negar as infinitas possibilidades do OpenShift em trazer plataformas, aplicações ou linguagens para o ambiente de Computação em Nuvem. Basta analisar todos esses quickstarts e cartuchos para ver o quanto pode ser feito nesse ambiente. Até o próximo post.

3 comentários:

  1. Clinical sas training in chennai | SAS Training course chennai
    I have to voice my passion for your kindness giving support to those people that should have guidance on this important matter.

    ResponderExcluir
  2. assignment help is the great solution for all those students who need help for completing their homework. If you need expert help for your work, browse the website of fullassignment or talk with the academic expert for more clarification. For more info please visit our website: https://fullassignment.com/
    or reach out us on whatsapp - (+1) 669-271-4848

    ResponderExcluir
  3. It's impressive to visit your site...Enjoying while Reading the Articles...This part of Information's are Helped a lot to me...Keep Going

    Good to learn about DevOps at this time.
    DevOps Training in Chennai

    DevOps Course in Chennai

    ResponderExcluir